O projeto ADOTE-ME idealizado pelos alunos do 2º ano de administração da Faculdade Cenecista de Varginha – FACECA tem como objetivo incentivar a adoção responsável de cães e gatos. O projeto, em fase inicial, pede ajuda: “Temos 30 cães, estamos precisando de microchips para cada animal adotado que custam R$15,00 cada. Precisando também de um espaço para deixarmos os cães de sexta para sábado”, ressaltou Daiane Silva integrante do projeto. Clique abaixo para continuar lendo.
As pessoas interessadas em colaborar devem entrar em contado com Vanessa pelo 8805 8061 ou 9184-7939 ou ainda pelo Facebook: Adote-me.
Um animal de estimação, além de precisar de carinho e atenção do guardião, também exige algumas responsabilidades. Para adotar, é preciso saber qual a disponibilidade da família para suprir as necessidades físicas, mentais e naturais do bichinho, pois vai necessitar de muita dedicação e cuidados específicos.
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, Artigo 14º 2. Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem. Algumas questões devem ser avaliadas antes de adquirir um animal de estimação, como:
Qual a melhor espécie para se ter como animal de estimação? Informe-se sobre o comportamento e necessidades básicas dos animais. Isso vai ajudar na tomada de decisão.
Qual o porte do animal? Lembre-se que cães grandes necessitam de mais espaço e alimento!
Um cão pode viver 15 anos e um gato 20. Você está disposto a cuidar do seu amigo até o final? Um animal é para toda a vida.
Todos os membros da família precisam concordar em ter o animal. Caso contrário, podem surgir conflitos e terem como consequência o abandono ou maus tratos. Lembre-se: abandono é crime!
Animais precisam de espaço para correr e brincar. Se você mora num lugar pequeno, pense duas vezes antes de adotar. Não acorrente o animal. Assim como você, ele também gosta de se sentir livre.
O melhor método para evitar crias indesejadas é a esterilização cirúrgica. Cães e gatos podem ser castrados a partir dos 2 meses de idade. Nessa idade, a cirurgia é mais simples e a recuperação mais rápida. Procure um médico veterinário capacitado.
Preste atenção ao calendário de vacinas do seu bicho de estimação.
Jamais maltrate seu bichinho. Ele tem sentimentos, como você.