Mudanças no Vaticano, mudanças em Varginha. Pelo menos na Paróquia de Santa Clara, na região da Vila Barcelona, Vargem, Campos Elíseos, Jardim das Oliveiras, Santo Afonso. O primeiro pároco, Padre Marcos, foi transferido depois de quase dez anos. Padre Marcos realizou um grande trabalho em Varginha. A construção da Casa Paroquial, das igrejas, formação das pastorais. Hoje as equipes distribuem cestas básicas para carentes e orientam as famílias, com ações de saúde, nutrição e cidadania. Padre Marcos foi para Lambari. A Paróquia de Santa Clara possui aproximadamente 20 mil fiéis e oito igrejas, metade na zona rural.
Padre Marcos, pessoa querida, amável, humilde. Com todo seu carinho e doação se fez presente durante 12 anos na Paróquia de Santa Clara e as demais igrejas pertencentes à ela.
Ficamos tristes pela sua transferência, mas felizes por ter conhecido, acompanhado e colaborado com seu trabalho em todas as comunidades de sua responsabilidade. Grande pastor, realiza e cumpre com dedicação o dom sacerdotal.
A Paróquia Nossa Senhora da Saúde, deve recebê-lo com muito carinho e tenham certeza está à frente dessa paróquia um grande servo de Deus.
Seja feliz Pe. Marcos em sua nova caminhada, coma proteção de Nossa Mãe Maria e seu filho Jesus.
Nós vamos sentir muita falta do querido Pe. Marcos; Porem Deus providênciou dois grandes sacerdotes para nós aqui da vila; Vamos dar o maior apoio aos padres que estão chegando; Sejam bem vindos queridos Padres Cornélio e Padre Walter; tenho certeza que as portas das casas das familias da Paroquia Santa Clara vão estar sempre abertas para os nossos dois Padres.
Padre Marcos Menezes, nascido em Guapé, comemorou neste mês, 14 anos de Sacerdócio, esteve à frente da Paróquia Santa Clara, por 12 anos. Neste tempo, o jovem Padre conquistou milhares de pessoas, pelo seu carisma, pelo seu entusiasmo, pela sua simplicidade. Ele foi nosso vizinho, morou perto da casa de meu avô, que o adorava. Ele se referia ao Padre Marcos, como Santo Padre, num gesto de carinho e de reconhecimento. Lambari ganhou um excelente Padre e infelizmente a Comunidade de Santa Clara se viu perdendo um grande Pastor. Não é muito comum, na atualidade, esta identificação com a pessoa de um Padre. Mas quem conheceu, conviveu com o Padre Marcos, via nele o sucessor de Padre Moacyr (que faleceu recentemente). A Comunidade se mobilizou, fez abaixo-assinado, caravana de fiéis foram à Campanha, tudo em vão. O próprio Padre Marcos, sofreu com a despedida, pois ele sabia que sua obra não estava terminada e sabia que na Comunidade tinham pessoas que iriam sofrer com a mudança. Hoje teremos as 19hs em Lambari, a Posse de Padre Marcos que assume a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde e a Vila Barcelona e as outras comunidades, da Vargem, Campos Elísios, Comunidade Rural da Fazenda da Bomba, do Sagrado Coração irão prestar uma homenagem ao Padre Marcos. Serão 3 ônibus fretados que sairão da pracinha da Vila para Lambari. E que Deus possa abençoar o Padre Marcos em Lambari e os Novos Padre que também assumem a Paróquia de Santa Clara, em obediência às determinações da Diocese da Campanha, onde ministra o nosso Bisto Dom Diamantino.
Madeira, mas a paróquia está com excelentes novos padres o Padre Cornélio e o Padre Walter, que com certeza, darão continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pelo padre Marcos.
Essas mudanças de Pároco são muitos comuns nas Paróquias, quando as comunidades estão acostumadas com o padre ele é transferido. Isso já aconteceu em todas as paróquias de Varginha. Exemplos: o próprio padre Walter quando foi transferido da Paróquia de Santana, o Padre Rogério da Nossa Senhora de Guadalupe, Padre Gean do Mártir São Sebastião, e muitos outros.
Desejo boa sorte a eles nestas novas missões.
Tomara que o proximo padre não tenha a mania “feudal” de colocar musicas sacras para tomar nos auto-falantes externos da igreja, incomodando todos aqueles que nao professam a mesma fé.