Mesmo com as ações preventivas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Varginha é essencial a colaboração da população no controle da doença. Pelo último resultado do índice registrado pelo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, o LIRAa, apontou uma porcentagem de 3,4 % na cidade, índice considerado de alerta. O levantamento do índice é feito por meio de pesquisa larvária para conhecer o grau de infestação, dispersão e densidade do Aedes aegypti nas localidades. O levantamento aponta que mais de 30% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios em vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais etc. Clique no título para ler a matéria completa.
Aprender sobre a dengue é essencial para combatê-la. Não existe tratamento específico para a dengue. Diagnosticados alguns sintomas, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde, pois a dengue é uma doença grave e pode matar. É relevante considerar o histórico do número de casos positivos de Dengue em Varginha. Em 2009 foram registrados apenas 3 casos positivos, em 2010 150 casos positivos de Dengue com um caso de óbito por Dengue com complicações, em 2011 o município registrou 44 casos positivos, contabilizando uma redução de aproximadamente 75% quando comparados ao ano anterior, em 2012 foram registrados 10 casos positivos e em 2013, até o momento, foram notificados 49 casos, sendo 12 confirmados Positivos, destes 9 importados (que ocorreram fora de Varginha) e 3 Autóctones (que ocorreram em Varginha). (com informações Ascom PMV)
Prezado Toninho, vereadores e demais autoridades, peço ajuda ao bairro Jd.Mariana, este onde fica a boate Loop. Se não tomarem uma providência em relação aos ferro velhos instalados no bairro, toda a população regional com certeza será afetada pela doença, inclusive minha família. As carrocerias estão a céu aberto, fechadas em um muro, onde não se tem acesso. Com certeza após as chuvas, elas estão cheias de água e o problema já tem um bom tempo. O COMBATE PRECISA SER FEITO EMERGENCIALMENTE AQUI. ELES TEM QUE COBRIR OS DEPÓSITOS. Além do mosquito, estamos tendo problemas com cobras, corais. Em 5 residências em volta da minha casa já encontraram dentro de casa, ontem foi mais uma encontrada, elas estão achando lar para viverem nestes depósitoss. Madeira, se me permitir, envio a foto para você dos locais para que você poste, é um absurdo!
Gente, a população tem muito haver com isso, não tem conciência do tamanho do perigo que é a DENGUE, joga tudo na rua… la no alto da cemig as mulheradas vão namorar e comer de deixa tudo no asfalto garrafa….se eu relatar td que eu vejo la não vai ter espaço é uma vergonha vamos cuidar da beleza, em acordamos de manhã e vemos essa maravilha…A Natureza agradeçe.