(Texto de Cristian Rafael)
No budismo, apesar de comemorar o natal, a celebração não tem nenhum cunho religioso por não se tratar de uma religião cristã. A ideologia budista, ao contrário de que alguns pensam, não é baseada na idolatria de Buda ou monumentos de culto. Ela se identifica mais com a ciência, se embasando antes de tudo em conceitos do auto conhecimento. O famoso provérbio “as pessoas colhem o que plantam” encaixa perfeitamente no que a religião defende: a lei de causa e efeito. Esse princípio é considerado a espinha dorsal do budismo, onde as pessoas buscam calma e harmonia no ambiente em que vivem.
Dona Luíza Rossignoli (Batatas Nippon) é adepta ao budismo há mais de trinta anos, quando conheceu o seu marido, Shuji Sato. Ela diz que não há, para os budistas, uma data no ano que se relacione com o Natal. Mas ela reúne toda a família e parentes para comemorar.
A virada do ano é bastante comemorada. No primeiro dia do ano, dona Luiza e Shuji fazem suas orações, conhecidas como mantras, no alvorecer. O objetivo é trazer energias positivas para o próximo ano.
O Budismo preconiza que o homem deve lutar para vencer e alcançar os seus objetivos, independente de qualquer divindade. “Através da luta que se consegue a paz. Uma pessoa consegue ser até mesmo o Einstein se lutar por isso” aponta dona Luíza.
O natal na religião budista Sou Budista e estou indicando este site o Namoro Budista! Quem procura um amor ou amizades e é Budista, acesse http://www.namorobudista.com.br/ Fica a Dica Amigos!
Amizade Budista http://www.namorobudista.com.br/
O natal na religião budista Sou Budista e estou indicando este site o Namoro Budista! Quem procura um amor ou amizades e é Budista, acesse http://www.namorobudista.com.br/ Fica a Dica Amigos!
Budismo http://www.namorobudista.com.br/
Deus nos deu o livre arbitrio pra crermos no que quisermos….quer acreditar no Buda, acredite, quer acreitar na Barbie, acredite, quer acreditar em Maomé, acredite, quer acreditar em Jesus, acredite, o que não pode é ofender a fé das pessoas! Somos livres ok MelhoriasJá!
Jesus Cristo é o único Senhor e sua Igreja(Católica) também!
Pecado, adulterio, roubo, etc., são ações de baixo nível de consciência. A sociedade deve coibir, mas a lei da causa e efeito age sobre tudo. Para evoluir busca-se a meditação, desapego, observação da mente. Budismo é a ciência da mente/consciência. Obviamente não devemos ser condizentes com tais atitudes, elas devem ser reprimidas, tudo que provoca sofrimento deve ser minimizado. Com maior consciência as pessoas entendem melhor as leis do cosmos, aceitam que tudo é transformacao. Algumas vertentes podem ser teístas ou ateistas. Fato é que isso não tem grande importância já que falar sobre deus pode ser muito ambíguo. Deus seria mais um todo, a natureza em si ,e não um ser independente que julga, com os mesmos defeitos dos humanos,como a visão ocidental. Através apenas do conhecimento mecânico não é possível expandir a consciência, a meditação é a forma pra ser libertar do aprisionamento da mente, sem julgamento. É uma viagem interior em busca da libertação do sofrimento, a favor da paz, da compreensão correta, atitude correta, pensamento cirreto, enfim da sabedoria.
Lendo os comentários só chequei a uma conclusão, não existe religião mais preconceituosa do que a católica e evangélica.. Nunca vi gente mais quadrada..
Estou curiosa e gostaria que fosse esclarecido como o pecado é tratado, o adultério, o homossexual, o desrespeito à mulher e à família.
Quem entende poderia fazer estas considerações para entendermos.
3,14 ADA, no Budismo não existe pecado, mas sim a Ação de causa e efeito, toda ação que cause sofrimento para qualquer Ser, vai voltar pra vc em forma de sofrimento também, ninguém precisa te castigar, vc mesmo é responsável pelos seus atos. Assim com quanto mais Beneficios fizer a outros seres e menos egoísta for, mais feliz será e coisas boas te acontecerão. é Fato!
Bom dia os Budistas comemoram sim o Natal no dia 8 de dezembro é comemorado o Natal Budista, nós não comemoramos o natal católico. O Budinha gordinho não tem nada a ver com o Buda, no japão ele é tido como um dos 7 santinho mais vendidos ele era um monge que mendigava e comia muito é isso.
Acho que deixaram de falar algo muito importante, talvez por preconceito. O Budismo não tem Buda como um deus, mas como um exemplo a ser seguido. A religião budista é não-teísta (não acredita em um deus criador, e por isso se aproxima de algumas outras religiões de origem oriental e do ateísmo)
Desculpem, não entendi.
Nós budistas não comemoramos o natal cristão,mas comemoramos o natal budista.
A que natal o texto se referiu?…
nossa ta muito resumido;e bem caprichado e gostei e peguei algumas ideias……
Ótimo Texto, bem detalhado.
Aproveito para mencionar sobre a ” Ignorancia” de UNAMED , que mencionou ” Sei lá, acho que o cara deve engordar pra caralho e ficar bem feio como o buda como castigo…”.. só pra esclarecer buda não era gordo, teve momentos em que seu peso chegava a ser Semi-esquelético, com ossos a mostra, em extrema magreza.
A Imagem dele com grande peso tem um significado:
As imagens do Buda gordo surgiram durante a dinastia Sung (960 -1275) na China.
Estas imagens do Buda sofrem muitas críticas por parte dos budistas que dizem que Sidarta Gautama, o Buda, não era gordo. O “Buda gordo”” representa a fortuna interior e a prosperidade para o bem.
Na verdade uma mistura de conceitos taoistas e budistas.
Volto a Mencionar que o seu texto está muito bom e me esclareceu algumas dúvidas que tinha sobre o budismo, pois recentemente estou pensando em me tornar adepto a religião.
Ola os budista comemoram o natal sim, só que eles comemorar o dia da Iluminação de Buda que é no dia 8 de dezembro, a mairia dos templo realiza no mês de dezembro realizando um festival especial para ea data. para os Budistas o dia 25 de dezembro é apenas um dia normal ou apenas um feriado… mas nem por isso deixam de respeitar as outras religiões que realizam as suas comemorações neste dia… vamos ser felizes pregando a paz para no universop… tenho todos uma boa finalização de ano…
Sei lá, acho que o cara deve engordar pra caralho e ficar bem feio como o buda como castigo…
e o junio falou uma coisa serta nao e da nossa religiao mas continui dando dicas para gente. beijoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooos thau
achei enteresante continui assim beijos lele
ae gente muito bom mas nao faz parte da nossa religiao valeu manins flws
muito bom muito bom mas nao faz parte da nossa religiao ae gente flws
Ta muito bom, através deste teste consegui realiza meu trabalho 😀
Muito bom!
Como Budista comemoro o natal, podemos todos aproveitar essa energia gerada pelo “espírito natalino”, essa boa vontade que surge no dia 25/12 para transformar a realidade! Podemos, independente de religião, aproveitar todo esse clima de NATAL para levar mais felicidade a todos os seres que nos cercam.
Feliz Natal a todos! Própero ano novo.
Desejo a vocês um 2011 de luz!
oi uuuuuuuuuuuuuuuuuuu ta orrivellllllllllllllllllllllllllllll
Acho muito interessante o budismo, mas não faz parte da nossa cultura.
A ideologia que empregam, gira em sua maior parte no princípio de causa e efeito, até mesmo para os julgamentos morais. Se não concordamos com a maneira como as pessoas agem, deveríamos rever nossas atitudes por exemplo. O que recebemos é resultado do que atraímos. Esse critério é definido por eles como de princípio de universalidade. O segundo é chamado de princípio conseqüencial – para determinar se um comportamento é benéfico ou prejudicial é necessário avaliar as conseqüências tanto no agente como no paciente, ou seja, um comportamento que cause algum tipo de dano em qualquer um dos casos deve ser evitado. O terceiro podemos chamar de princípio instrumental – um comportamento é benéfico ou prejudicial se conduzem ou afastam do objetivo respectivamente. O objetivo no Budismo é conduzir a pessoa a um estado de pureza e paz mental.
Nessa ordem, comportamentos que prejudicam o ser humano ou fogem do que consideramos ético, (como adultério, roubo, “calote”) implica de forma negativa na vida de qualquer um. Quem poderia explanar melhor essas questões seria alguém que o pratique.
Créditos: Michael Beisert/ http://www.acessoaoinsight.net
Como é tratado o pecado no budismo? Como por exemplo o adultério? roubo? calote?