Três leitores enviaram texto e fotos com reclamações sobre o zoo da cidade.
“Com ajuda, fizemos um levantamento sobre as instalações de um lugar de lazer em Varginha (ou era pra ser) e gostaríamos que se torna-se um assunto a ser discutido em seu blog. Segue Fotos do Chamado Zoológico de varginha em péssimas condições! As fotos por si só são uma prova da irresponsabilidade da administração da cidade. Depois querem que as pessoas deem valor. Primeira foto, como você vê é de uma leoa pré histórica, doente, que está tão infeliz com o lugar onde está que não levanta mais. A segunda foto, são das moradias próximas ao zoológico, com barulhos de carros e sons vindos das casas, deixando os animais inquietos e traumatizados. As fotos dos lagos lá existentes, mostram também o abandono. O lago das antas está cheio de plantas aquáticas, que quando em excesso provocam impactos na qualidade da água. Os peixem (se é que existem) devem viver na escuridão.
Os jacarés necessitam de sol para obterem energia. E no zoológico de Varginha eles ficam exatamente no local mais sombrio. Percebe-se que a água não tem oxigenação nenhuma, além de estar muito suja. E olha que quando fomos lá, alguns dias depois da abertura”.
O secretário de Turismo e Comércio, Henrique Lemes informa que o zoológico é divido em setores. “Há espaços específicos para os felinos, aves, tudo de acordo com o Ibama, que supervisiona e fiscaliza o zoo. A prefeitura conta com um novo projeto para a reforma geral do zoológico, onde alguas mudanças serão realizadas, para aperfeiçoar e otimizar aquele espaço. O próprio recinto dos felinos será transferido para o local onde hoje estão as emas. Quanto aos terrenos próximos, são moradias particulares e, até hoje, o Ibama não se manifestou a respeito. É importante lembrar que o zoológico tem mais de 40 anosQuando foi construído, nem o bairro Novo Horizonte existia. E, hoje, está preaticamente dentro do centro da cidade. Também temos a orientação do Marcos Mina, que é o veterinário responsável pelo zoológico”.







Kdê as modificações?
Estamos quase no meio de 2011 já!
O Verdadeiro, já virou Mentiroso.
Querido, Verdadeiro!
Então você acha mesmo que consegue abrir licitações, e resolver todo o processo burocrático em 4 meses? Eu te pergunto você acha? Que ilusão é essa, nunca que resolvem isso neste meio tempo. é verdade q até 31 de dezembro às 00:00 é 2010, mas deu a entender que começaria em 2010, não no final do mesmo. Se é que me entende, ou sabe interpretar e tirar alguma conclusão própria e não sair falando ou postando que pessoas não sabem ler, porque é muito feio dizer que se saber ler, e não conseguir interpretar o texto, ou se iludir com as mentiras que o povo conta.
Fácil…fassinho….façilinho !!!facílimo!!!!
Eliminar…. todos…. e construir um conjunto habitacional!!!!!
Eu hein!!
A², se você sabe ler na matéria publicada em 2009, a prefeitura fala que construirá o espaço para os felinos em 2010, sendo sua conclusão para 2011.
Depois vem os filhotes de curuja falar que é politicagem, foram prometidas reformas, e olhe que essa é de 2009, procurei e achei mais, desde que varginha foi assumida pela atual ADM!!!
Pessoal, olhem só essa materia do blog em 2009
http://www.blogdomadeira.com.br/?p=6762
ahh, ninguem está falando mentiras aqui! As fotos estão ai pra todo mundo ver.. O Sr.Biologo, deve ser uma cria, lá da caverna da coruja. Essas coisas aparecem mesmo, mas garanto-lhe que não é politicagem, é gente que não aguenta mais ver, ou melhor, não vê pra onde o dinheiro vai.
Fecha logo esse zoológico, faz uma doação dos animais que ainda lá estejam para qualquer outro zoológico da região.
A Prefeitura fica gastando $$ com uma opção de lazer que ninquém vai, e, convenhamos, os bichos que tem ali são tão velhos e comuns que nem justifica o status de zoológico.
Faz um parque diferente ou dá uma outra destinação para o local, volte a explorar o restaurante que tem lá etc, é a melhor opção.
É até engraçado, mas o que chama mais atenção no zoológico é a Maria Fumaça que lá tem (ou tinha, vai saber 15 anos sem ir lá) do que os próprios animais, o casal de Leão/Leoa deve estar na 5ª geração do originário.
Quem não entendeu nada foi você varginhense, eu não disse que o Zoológico de Varginha não tem problemas, eu disse que essas críticas são meramentes POLÍTICAS, pois existem uma série de fatores que culminaram nessa situação, as jaulas dos felinos por exemplo, criticam muito e com toda razão, mas essas jaulas sempre foram assim e ninguém tinha dó desses animais antes, a um tempo atras também não exitiam todo esse rigor legal para com os animais também, os grandes Zoológicos que existem em grandes cidades nenhum são públicos, são na verdade grandes empresas onde corre muito dinheiro, muito diferente do nosso Zoológico, é até ignorãncia comparar.
O negócio é que em Varginha a politicagem está se transformando em uma guerra, vale tudo pra decser o cacete, falr mentira criar notícias distorcer fatos enfim, ao inveés do povo lutar uma cidade melhor, lutam e fazem de tudo pelo fracasso da atual administração, sorte que eles não conseguem.
É realmente lastimável essa situação e eu mesma já presenciei algumas vezes com meus filhos.
Imaginem o quanto esses animais sofrem e a população vizinha tbém. Tudo bem que eles chegaram lá depois, mas, o cheiro é horrível. Mesmo qdo se passa proximo de carro ou moto o odor é horroroso. A pergunta é quem vai resolver o problema desses animais onde o incomodo é reciproco. Os animais ficam pertubados com seus vizinhos e estes por sua vez com seus vizinhos abandonados.
Visitando os principais zoológicos do Brasil, pude perceber a grande variedade de profissionais que trabalham para que os animais possam ser bem cuidados, apesar do confinamento. O Zoo de Varginha tinha que ter, além do veterinário,biólogos que cuidassem do manejo desses animais, o que proporcionaria um local adequado para eles viverem. Falta a prefeitura contratar mais profissionais capacitados para isso. Um biólogo só para a prefeitura é muito pouco. O Zoo precisa de mais cuidado.
Zoo e a Biblioteca.
Um planejamento a longo termo e o que falta para estas duas formas de lazer e de adquirir cultura.
Nossos jovens nao tem um exemplo de adultos com a preocupacao de mante-los felizes e diretamente expostos a uma educacao cultural.
Um armazem na estacao ferroviaria e um lugar miseravelmente sem condicoes de alojar exemplares da fauna deixa-nos pequenos e bossais. Preferivel nao permitir a vizinhanca saber de nossas condicoes e continuarmos a usar da autocritica para amortecer a dor indelevel.
JA soube até de gente que ja deu la nu restaurante abondonado do zoologico asuahushaushauhsuas
A sugestão do “Horrorizado” é realmente excelente: transfiram o zoológico para a administração do prefeito de Elói Mendes. Em pouco tempo, todo ele seria reestruturado, e serviria de ponto turístico e lazer pra toda a região COM CERTEZA. Pq, por lá, como temos visto com frequência aqui neste blog, as coisas estão funcionando, existe COMPETÊNCIA na administração…
Esta tal de jaula de “felinos” é um absurdo!!!!
Vão em BHE e vejam como devem fazer!!!
Eu hein!!
Sou de opinião que zoológico é para quem pode não é para quem quer. A Prefeitura de Varginha não está tendo condições de cuidar nem de prioridades do atendimento à sua população, porque ter zoológico que não pode cuidar? O que fazem com os animais ali é uma desumanidade. O tamanho da jaula dos feinos não permite que os animais nem se movimentem.
Ridícula,absolutamente e indiscutivelmente ridícula a situação do zoo!Podiam transferir até para Elói Mendes que o prefeito de lá teria mais competência administrativa!Pobres animais e moradores de varginha!
È realmente uma vergonha o estado do nosso zoo , e ainda vem esse biólogo que ganha para cuidar dos animais pedir ajuda á população , acorda sr. técnico , quem tem que cuidar é a administração municipal . Você não entende nada cara.
Madeira.
Zoológico não é lugar de lazer. É lugar de reprodução de animal em extinção em cativeiro. O efeito lazer, turismo etc, como se vê no zoo de SP, por exemplo, é conjuntural. Estruturalmente zoo é lugar de se fazer ciência. Vai daí que a situação do zoo de Varginha é muito mais grave do que se pensa.
Um abraço
Zoologico fica na antiga CBC?
Só tem anta naquele lugar, nem cuidar das coisas sabem!
Boa Tarde à todos leitores desse blog que costumo navegar.
Não quero aqui asentrar em temas polêmicos como a política tendo em vista que essa discussão gerada em torno do Zoo é meramente política e sim adentrar no assunto doas animais alocados no Zoo.
Esse texto acompanhado das fotos claramente não fora acompanhado de um técnico ou pessoa que tem algum conhecimento, mesmo o mínimo sobre o que é um Zoo, o Zoo de Varginha necessita de reformas porém o que vejo nessa discussão aqui neste blog são meras acusações por conta de política e o que os animais menos precisam é desse tipo de oportunismo.
Nossa cidade cresceu muito nos ultimos anos, todas aquelas casa não existiam antes, a leao que realmente precisa de uma casa maior não está abandonada, ela foi abandonada a quase duas décadas e acolhida pelo nosso Zoo que desde que fora deixada lá sempre morou naquela casa, o que acontece é que leões não são imortais e assim como nós eles também ficam velhos, o que mais me chma atenção é que o Zoo está nessa situação a muitos anos muitos governos e agora em época de eleição se levanta essa discussão.
Caro Madeira, como biólogo afirmo que nosso Zoo precisa mesmo é pessoas que estajam dispostas a tratar bem o animais que ali estão, e não desse tipo de crítica com o intuito apenas de fazer política.
Relamente o zoo tem um cheiro forte, mas é dos bichos que estão presos, e não tem como ficar limpando sempre, ainda mais que a prefeitura gasta alguns (mil) reais por mês só com despesas administrativas, comprando lapis, caderno e borracha que não é.
Se os bichos estivessem soltos, não iamos sentir esse cheiro que é do proprio confinamento que estão submetidos. Penso que seria mais tranquilo se soubesse que varginha não tem um zoologico pq todos os animais foram remanejados para areas de conservação e que estão tendo melhor tratamento que no zoo de varginha. Minha car0 (a) amigo (a)….Eu, uai… … Temos q ter uma postura correta, para não nós decepcionarmos com os politicos e virar essa bola de neve que esta tomando conta de varginha. Tem uma frase que levo comigo que diz: O poder não corrompe..ele só revela a verdade sobre uma pessoa….Vai ver as pessoas só queriam a Glória, o prestigio e o dinheiro que provem desses cargos, e não o bem, o real intuito de se fazer uma cidade melhor tanto para os habitantes quanto para os visitantes. Vamos mudar o Zoo para o São Frão!!! e ver o que dá, Organizar um Mini Safari, e trazer os Turistas…kkkk… Boa Tarde Pessoal.
Henrique Lemes? Quem é esse cara?
Qual é a atividade profissional dele?
Ops, o zoo não foi interditado pela prefeitura para fazer reformas, a prefeitura quem foi obrigada a fazer “reforminha”. Quem interditou foi a AGU.
Quem me dera se a prefeitura tivesse essa consciencia. Será que ninguém, em algum canto desse mundo pode tomar providencia em relação a essa nossa cidade??? ela está cada dia pior, esta acabando. Alguns políticos que tivemos sonharam de verdade em transformar nossa cidade em um grande polo, na Princesinha do Sul, começaram otimos projetos e que as outras administrações não continuaram. Continuo achando a minha cidade Linda, fofa e com várias coisas que a influenciam pra ser a melhor do Sul de Minas. Só tá faltando é ação, por parte da população….PQ POLÍTICOS, NÃO EXISTE AQUI! Ahh, e esses vereadores tb….qta lorota, qta besteira eles discutem…aconselho a todos a comparecer a camara pelo menos pra rir de tanta coisa inutil que é discutido por eles…..
O Zoo não está regular com o IBAMA. Mas a responsabildade não pode ficar só com a Prefeitura que já arca com as despesas. Empresas deveriam ajudar a manter esse espaço importante para a cidade e região.
E UMA VERGONHA MSMO O ZOO DE VARGINHA, FORA O ODOR Q E HORRIVEL
VARGINHA NÃO TEM LAZER , NÃO TEM NADA…
O JEITO E IR PRA CIDADES DE FORA MSMO
Se você quer ficar “deprimido”, visite o zôo de
Varginha. O “rei das selvas” (leão) estampa uma fisionomia tão triste que da vontade de chorar. Condenado, sem direito à defesa, hospeda-se há muito tempo, numa mini-jaula cuja solidão é a sua principal companhia. Ao contrário de “Fernandinho Beira Mar e outros… “
Coitados destes animais…nem bixo deveria vir parar neste lugarzinho…
Eu também vou votar em quem arrumar o zoológico.
Eu tenho dó é dos bichos! É crueldade isso!
Uma vergonha !
ESSA VOU TER QUE CONCORDAR SEM DUVIDA ALGUMA!!!! LÁ É SIM UMA OPÇÃO DE LAZER SIM… “SÓ QUE ULTIMAMENTE ESTA SEM CONDIÇÃO NENHUMA”!!!!!!!!!!!!!!!! NECESSITA DE MELHORIA
VARGINHA É UMA DAS POCAS CIDADES DE MINAS GERAIS QUE TEM UM ZOOLOGICO LIBERADO PELO IBAMA. NÃO É QUALQUER CIDADE QUE TEM ESSA LIBERAÇÃO NÃO.
POÇOS DE CALDAS CIDADE TURISTICA NÃO CONSEGUIU IMPLATAR UM NA CIDADE POR FALTA DA LIBERAÇÃO DO IBAMA! ISSO É BOM PARA NOIS PORQUE ATRAI TURISTAS MAIS QUEM AGUENTA IR NAQUELE ZOOLOGICO FEDIDO? NINGUEM TA EM PESSIMO ESTADO DE CONSERVASÃO O QUE ERA PARA SER UMA AREA DE LAZER SE TORNOU UMA AREA DE MAL CHEIRO. PENA QUE NOSSO ADIMINISTRADORES TÉ HOJE NÃO ENCHERGARAM ISSO. AGORA PRA GASTAR COM ELEVADOR PANORAMICO E ESSA MORDOMIAS PARA OS BONITOS A PREFEITURA TEM DINHEIRO MAIS PARA LEMBRA QUE OS ANIMAIS DO ZOO ESTÃO TODOS ESQUECIDOS E ABANDONADOS LÁ NINGUEM LEMBRA DESCASO TOLTAL. O IBAMA TINHA ERA QUE INTERDITA AQUELE LOCAL!
E sobre aquele bichinhos que sumiram ta com qm?
E tadinho do Leão,que fica como se tivesse na prisão,não tem nada de verde perto dele.Quem será que ele roubou pra ficar num espaço tão mal cuidado….isto é covardia!
A policia não achou as aves que alguem pediu emprestda e não achou?
COLOQUEM ESTAS ANTAS DA PREFEITURA LÁ DENTRO DO ZOOLOGICO, PRA ELES VEEM O QUANTO OS ANIMAIS IRRACIONAIS SOFREM ( PORQUE DE RACIONAIS O HOMEM NÃO TEM NADA ). SÓ SE FALA EM PROJETOS, PROJETOS , MAS SAIR DO PAPEL NADA… ETA PT … P….Q…P…
Coitados, chamam os Protetores do Animais!!!
Caro amigo A², então vc vai votar em branco por muito tempo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aposto que os fiscais do Ibama só fiscalizam o zoo em dias de semana quando está todo mundo trabalhando. Manda um lá no sábado ou domingo pra ver a baderna!
E se os felinos ficarem onde hoje ficam as emas, coitados… vão ficar mais próximos daquela avenida que tanto deixava os bichos estressados. Será que agora não os deixa pior, se passa carro o dia todo?
Acho melhor mudar tudo isso para o São Francisco mesmo…. além de ser um espaço amplo, as pessoas passaram a visitar 2 locais ao mesmo tempo. Nunca vi alguém dizer “vou dar uma volta no Parque São Francisco” além das vezes que as escolas levam os alunos, tipo aula de educação ambiental.
Sem contar que é difícil chegar até o Zoológico. descer aquele barranco… não tem bonde…
ooooo cafundó do Judas!
O Parque São Francisco pelo menos, tem ônibus que passa na porta (por enquanto).
Mas aí o pessoal vai começar a encrencar com o Padrte Vitor… Varginha tem muito preconceito de bairros, credo!
A verdade é que a prefeitura está falida! Essa situação não vai mudar tão cedo!
Tenho até vergonha de levar algum parente meu lá…
Não justifica a idade do Zoológico, pois a prefeitura interditou o mesmo para reformas, e olha só que caco que está!!! e quanto ao projeto, eu tinha 3 anos e o pessoal falava em mudar o zoologico, que o mesmo ia passar por reforma e tals isso foi em 93, podem colocar culpa na administração, mas prometeram mudanças, projetos que até hoje não foi cumprido, e olha que tá chegando as eleições ai. Vou votar em quem arrumar o zoologico!!!!
KKKKKKKKKK
Essa então são as opções de lazer em Varginha?!
Estamos a pé!
Não tinham fechado para reforma esses tempos?
Ahhh já sei…. pintaram o meio-fio de branco