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Home Economia

Programa de Zema prevê pedágio e restante da duplicação da estrada entre Varginha e TC

Marcus Madeira by Marcus Madeira
4 de dezembro de 2021
in Economia
8

Lote Varginha/Furnas terá 6 praças de pedágio

A rodovia MGC-491, na antiga balança. Foto: Marcus Madeira/BlogdoMadeira

O Programa de Concessões Rodoviárias foi lançado em 2019 pelo governador Romeu Zema (Novo).

Prevê transferir a responsabilidade pela manutenção de parte da malha viária do Estado para a iniciativa privada.

São sete lotes localizados em rodovias onde o trânsito de veículos é maior.

Dessa forma, restaria para o governo a obrigação de investir nos trechos onde há menos movimento e menor manutenção.

Esses lotes serão concedidos durante 30 anos à iniciativa privada, mediante licitação pública.

Mas o governo precisa realizar audiências públicas, para registrar que a população foi consultada sobre o projeto.

Uma das audiências públicas foi realizada na tarde desta quarta-feira 1/12, no auditório do DER em Varginha.

Havia menos de 30 pessoas.

A imprensa não foi convidada. Mas o Blog foi assim mesmo.

A ideia é boa. Transferir para a iniciativa privada um setor que deve ser gerido por quem tem competência.

E deixar para o Estado setores considerados mais sociais: saúde, educação, segurança, geração de emprego.

Em contrapartida, a (s) empresa (s) que receber a concessão dos lotes, terá que investir nas estradas.

Vamos pegar o trecho daqui do Sul de Minas.

É chamado Varginha-Furnas.

A empresa que levar esse lote vai administrar a MGC-491, que liga São Sebastião do Paraíso a Três Corações.

E mais três trechos de estradas, indo até Nepomuceno, Boa Esperança e um terceiro, ligando essas duas cidades a Três Corações.

A concessionária poderá explorar o tráfego com 6 praças de pedágio:

  • Monte Santo de Minas;
  • Muzambinho;
  • Alfenas
  • Três Corações (provavelmente no trecho duplicado, na balança, que foi retirada e nunca mais apareceu aqui);
  • Nepomuceno;
  • Boa Esperança.

Em compensação a empresa terá que reparar as estradas e concluir obras inacabadas.

Como o restante da duplicação do trecho entre Varginha e a Ponte da Palmela.

É o trecho mais complicado do pedaço entre Varginha e a Fernão Dias.

E olha que o pedaço “fácil” (entre a Palmela e a BR-381), executada a toque de caixa antes da eleição passada, ficou ruim. Muito.

Mas isso é passado.

Foca no assunto, Madeira: a MGC-491 terá 5,58km de faixas adicionais (duplicação), no trecho da Palmela até a cidade.

Vai ganhar ainda 30 pontos de ônibus, 5 retornos em U, 2 bases operacionais (tipo aquelas da Arteris, na Fernão Dias).

E 3 trechos de travessia de pedestres (uma entre Varginha e 381).

Aí você imagina o tamanho do bolo: os 7 lotes representam a expectativa de 14 bilhões de reais em investimentos (2 bilhões por lote).

Valor do pedágio

Todas as informações contidas nesta reportagem são fruto de estudo realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e BNDES. Podem ser todos revistos, se houver contestação por parte da população.

Mas, a grosso modo, o valor do pedágio seria a partir de 9,90 reais. Passageiros de veículos leves que passem pelo local com frequência teriam desconto cumulativo.

A segunda tarifa custaria em torno de R$ 8,70.

Até chegar ao valor de 36 centavos, na trigésima passagem pelo trecho.

Prefeito pede trincheira

O prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante) apresentou reivindicações durante a audiência pública.

Pediu ao governo uma atenção maior nas rodovias que dão acesso à cidade, pelo grande fluxo de veículos que transitam diariamente.

“Somente na MGC-491 são 20 mil veículos por dia. Varginha vem crescendo muito para o lado da Fernão Dias e também para os lados do novo fórum, do novo Ministério Público. Precisamos de obras para garantir a segurança dos pedestres”.

O projeto prevê uma rotatória perto do antigo Automóvel Clube. Vérdi pediu que o governo inclua a construção de uma trincheira no lugar da rotatória

Não fui

Não participou da audiência pública?

Uma sessão pública virtual será realizada nesta sexta-feira (3/12), às 10h, pela plataforma Zoom. Será transmitida simultaneamente pela Bolsa de Valores de São Paulo e pelo canal da Secretaria de Estado de Infraestrutura no Youtube.

Quem quiser participar deve se inscrever antecipadamente pelo e-mail [email protected]

Não é preciso se cadastrar para assistir à sessão.

Consulta Pública

A população também pode opinar sobre o projeto até 11 de dezembro de 2021.

Acesse a página da Unidade de PPP de Minas Gerais.

Tags: recuperação de estradas
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Comments 8

  1. O Mutucano says:
    9 meses ago

    Não tendo pedágio de Eloi Mendes x Varginha, tá tudo certo. Kkkkk

  2. Novo Aqui says:
    9 meses ago

    “E olha que o pedaço “fácil” (entre a Palmela e a BR-381), executada a toque de caixa antes da eleição passada, ficou ruim. Muito.”
    Mas é de graça.

    NOTA DO BLOG: Mas continua ruim. Hehehe

  3. Otávio says:
    9 meses ago

    Gostaria de cumprimentar o competente jornalista Marcus Madeira pela matéria. Vale ressaltar que essa obra já devia estar pronta a pelo menos 3 anos, não fosse as peripécias do DESgoverno do senhor Pimentel do PT.
    Vamos torcer e rezar para que saia do papel tudo isso, pois vai beneficiar em muito toda população do Sul de Minas. OBS: em tempo, a BR 491 termina no trevo do Varginha na Fernão Dias, não em Três Corações.

  4. Presidente Lula says:
    9 meses ago

    A culpa não é minha! Não votei neste Zema…

  5. Edgard Ximenes Machado says:
    9 meses ago

    Salvo melhor juízo, Audiência Pública como o próprio nome sugere, é de interesse da coletividade portanto precisa ser amplamente divulgada para que setores interessados participem e opinem com direito ao contraditório.

    A conclusão do aludido trecho que é de suma importância para economia local e regional deve através de Edital passar para a iniciativa privada. O custo/benefício será a cobrança de pedágio.

    Interesses antagônicos estão em pauta principalmente de alguns proprietários que não estão de acordo com o valor da desapropriação.

    O importante é que essa herança deixada pelo governo Pimentel (PT) deve sair do papel. Ano eleitoral. Tudo a ver.

  6. joao batista ribeiro says:
    9 meses ago

    alegre por um lado, mas desanimado por outro: teremos que pagar 02 vezes pela utilização das rodovias!!!!! cadê a extinção da taxa de emissão do doc. veicular? será o IPVA reduzido pelo menos em 50%, com certeza, isso nem está na pauta de negociação. Mais uma vez, só o povo vai pagar a conta…….

  7. Otávio Bregalda says:
    9 meses ago

    Preço sugerido para o pedágio é caro. Sugiro acompanhar a tabela da Fernão Dias. Impactaria menos a economia da região.

  8. (E) leitor desanimado says:
    9 meses ago

    À medida que ia lendo, gostando da notícia, vinha o outro lado da história estoria fabula.

    É meu caro Madeira não existe almoço de graça….

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